Agente penitenciário recebe homenagem na Câmara de Maracanaú

29 de novembro de 2018 - 12:07

A primeira década de dedicação ao sistema prisional cearense foi coroada com um reconhecimento especial para o agente penitenciário Edson Amaro Filho. Esta semana, o agente foi homenageado em sessão solene na Câmara dos Vereadores de Maracanaú. Ao todo, foram homenageados 14 agentes da segurança pública que contribuíram com o exercício da cidadania naquele município. Edson foi reconhecido pelo trabalho enquanto diretor da cadeia pública da cidade, entre os anos de 2016 e 2018.

O agente, atual diretor da Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal, em Caucaia, ingressou no sistema em 2008 e já atuou no extinto Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), no Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e no Núcleo de Assistência às Cadeias do Interior (Nuaci).

Edson acredita que o reconhecimento é fruto de um trabalho pautado na consciência do seu papel enquanto agente penitenciário: “A pessoa privada de liberdade um dia voltará para a convivência em sociedade, por isso, é papel do agente como representante do Estado não apenas garantir a segurança, mas direcionar o preso para um caminho melhor”.

Reconhecido pelo apoio aos projetos de inclusão social dentro do sistema, Edson tem como máxima o pensamento de que “não existe execução penal sem ressocialização”. O assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, confirma o empenho do diretor: “O que nos impressiona na gestão do Edson é que ele trabalha com segurança e disciplina, sem deixar de lado o diálogo e o respeito. Tendo esses pilares, é possível viabilizar de forma eficaz a oferta de educação e capacitação aos internos”, destaca.

Orgulhoso, Edson conta que a homenagem é uma das maiores conquistas da carreira: “Assumir um cargo de direção é um dos maiores desafios que se pode enfrentar, por isso, é tão importante receber um reconhecimento como esse por uma boa gestão”.

A secretária da Justiça e Cidadania, Socorro França, comemora a homenagem. “Muitos de nossos agentes têm desenvolvido um trabalho importante de ressocialização. Edson mostrou bons resultados nesse sentido e recentemente assumiu um desafio maior de gerenciar uma grande unidade. Acreditamos em seu potencial transformador e festejamos essa homenagem”, pontua.