Selo Cidadania e Justiça reconhece empresas que promovem inclusão social

9 de outubro de 2018 - 11:37

Como reconhecimento às ações de inclusão social, as Secretarias da Justiça e Cidadania (Sejus) e de Políticas sobre Drogas (SPD) e a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento ao Socioeducativo (SEAS) concedem, no próximo dia 10 de outubro, às 15 horas, o Selo Cidadania e Justiça a empresas que contribuem para a ressocialização dos internos do sistema prisional, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e adictos em comprovado tratamento. A solenidade acontece na sede da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e contará com a presença da secretária da Justiça Socorro França.

 

Seis categorias compõem o Selo, que agracia nove empresas: Movimento de Coaches Voluntários e Igreja Batista Central, na categoria Promoção Humana e Assistência Religiosa e Espiritual; Instituto Promil, na categoria Educação, Capacitação e Qualificação Profissional; Instituição Mãos de Luz, na categoria Arte, Cultura e Lazer; ISM Alimentação e Sacaria Novin, na categoria Trabalho, Emprego e Renda; O Caminho e Instituto Nova Vida, na categoria Assistência aos Adictos; e Creche Amadeu Barros Leal, na categoria Direitos Humanos.

 

Para Socorro França, é necessário o envolvimento de toda sociedade para que seja efetiva a recuperação de pessoas privadas de liberdade e o Selo faz esse reconhecimento público. “Mais do que reconhecer, agradecemos o trabalho de instituições, entidades e empresas que empregam internos ou egressos do sistema ou que desenvolvam outro tipo de atividade de inclusão dentro das unidades ou em suas próprias sedes”, diz a secretária.

 

Selo Cidadania e Justiça

 

A partir do dia 11 de outubro, podem se inscrever para edição 2018 do Selo empresas que levem capacitação profissional aos internos e egressos do sistema penitenciário ou socioeducativo, estimulem o empreendedorismo social e a economia solidária, instituam um programa para contratação de egressos e internos em regime aberto e semiaberto, ou contribuam para o tratamento de adictos.

 

Para concorrer ao Selo Cidadania e Justiça, as empresas e instituições podem se inscrever no site da Sejus (www.sejus.ce.gov.br). Após a inscrição, uma comissão composta por membros das secretarias envolvidas, Sindicato dos Agentes Penitenciários, Defensoria Pública e representante da sociedade civil irá apontar e avaliar as instituições que poderão receber o selo social. Além disso, as secretarias também poderão indicar proponentes à premiação.

 

O Selo Cidadania e Justiça foi lançado como uma das ações do programa Pacto por um Ceará Pacífico.