Projeto Livro Aberto está presente em 15 unidades prisionais

9 de outubro de 2018 - 11:35

A liberdade para internos de 15 penitenciárias do sistema prisional cearense pode ser alcançada, nos mais amplos sentidos, também através dos livros. Em funcionamento há mais de dois anos, o Livro Aberto, projeto da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), já transformou a leitura em oportunidade de remição de pena para mais de cinco mil pessoas. No último mês, onze mil obras foram recebidas por meio de doação do Grupo Mãos de Luz, ampliando o acervo e as possibilidades de alcance da iniciativa.

 

Antes de serem disponibilizadas, as novas obras serão avaliadas, selecionadas e categorizadas para o projeto, que pretende incluir quatro novas unidades até o fim de 2018. Nas bibliotecas espalhadas pelo sistema atualmente, cerca de 8.000 livros de 3.500 títulos enchem as estantes e Arcas da Leitura, móveis que percorrem os corredores levados pelos livreiros, internos que auxiliam nas atividades. Entre os mais lidos estão os clássicos de autores brasileiros como José de Alencar, Jorge Amado, Paulo Coelho, Cecília Meireles e Fernando Sabino.

 

Os participantes escolhem um livro dentre as obras válidas, consomem dentro do prazo de 30 dias e produzem resumo ou resenha (de acordo com a escolaridade) para a remição. Avaliados por professores da Secretaria de Educação (Seduc), os trabalhos com nota igual ou superior a seis são aprovados. Por ano, até 12 avaliações podem ser aprovadas por interno, totalizando até 48 dias a menos na pena. Ao todo, 2.442 avaliações já foram aprovadas, o que resulta na possibilidade de até 9.768 dias remidos.

 

No Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), a interna J.S.C.L já soma onze aprovações, podendo ter até 44 dias a menos na pena. Na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), os internos D.M.N e A.V.C já acumulam 18 aprovações cada, o que resulta em 72 dias a menos nas penas. De forma assídua no Livro Aberto, os participantes aliam as melhores ferramentas para a mudança de vida: cultura e conhecimento.