NUCAV: acolhimento e orientação para visitantes do sistema prisional

9 de outubro de 2018 - 10:31

Há mais de dois anos prestando assistência a familiares e visitantes de pessoas privadas de liberdade, o Núcleo de Cadastro de Visitantes (Nucav) da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) funciona nos postos do Vapt Vupt localizados nos bairros Messejana e Antônio Bezerra. Da inauguração do núcleo até julho deste ano, o Nucav totalizou 98.274 atendimentos entre cadastros, atualizações e assistência social.

 

Familiares, entidades religiosas e visitantes em geral são o público prioritário do núcleo, que atua para oferecer uma assistência completa. Cidadãos que cumprem medidas alternativas de delitos de trânsito pela Central de Alternativas Penais (CAP) da Sejus também são alcançados pelo Nucav através de reuniões periódicas com palestras de conscientização.

 

Com um assistente social e um agente penitenciário complementando a equipe, são repassadas informações e regras das visitas e demais procedimentos nas unidades. Além do atendimento informativo, a equipe realiza escutas, recebendo sugestões, elogios e reclamações e encaminhando demandas aos setores responsáveis.

 

O Nucav funciona nos Vapt Vupts de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos seguintes endereços:

 

VAPT VUPT MESSEJANA

Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana.

Ao lado do terminal de ônibus da Messejana

Contato: (85) 3218-5200

 

VAPT VUPT ANTONIO BEZERRA

Rua Demétrio de Meneses, 3750, Antonio Bezerra

Ao lado do terminal de ônibus de Antonio Bezerra

Contato: (85) 3207-1519

 

VAPT VUPT JUAZEIRO

Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro – Juazeiro do Norte

Contato: (88) 3572-4700

 

VAPT VUPT SOBRAL

Rua Coronel José Silvério, 201, Centro – Sobral

Contato: (88) 3695-3100