Dicas para tirar a primeira via do RG de crianças

9 de outubro de 2018 - 10:33

A emissão da 1ª via do RG de crianças é um processo que gera dúvidas em parte dos cidadãos que procuram o serviço. Utilizado para abertura de contas e viagens, o documento de identidade pode ser emitido gratuitamente nas Casas do Cidadão, Vapt Vupts e postos itinerantes do Balcão da Cidadania da  Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus).

 

Crianças e adolescentes até 15 anos devem estar acompanhados de um responsável, levando original e cópia da certidão de nascimento da criança e documento com foto do acompanhante. Os responsáveis podem ser pais, avós, tios, irmãos ou representantes legais (portando autorização do Conselho Tutelar ou Juizado da Infância e Juventude) com mais de 18 anos.

 

Nas unidades do Vapt Vupt, que recebe bebês a partir de zero meses, a foto para o documento é feita no momento do atendimento, já nos demais postos, que realizam emissão para crianças a partir de dois anos, é necessário levar duas fotos 3×4.

 

Para otimizar o tempo dos usuários, a Sejus disponibiliza agendamento online para emissão de RG nos Vapt Vupts. Nas Casas do Cidadão e postos itinerantes o atendimento é presencial e por ordem de chegada. As unidades fixas funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Conheça os endereços:

 

VAPT VUPT

 

Antônio Bezerra – Rua Demétrio de Meneses, 3750 (Ao lado do terminal de ônibus do Antônio Bezerra)

Messejana – Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 (Ao lado do terminal de ônibus da Messejana)

Juazeiro do Norte – Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro

Sobral – Rua Coronel José Silvério, 201, Centro

 

CASA DO CIDADÃO

 

Benfica – Avenida Carapinima, 2200 (anexo do Shopping Benfica)

Assembleia Legislativa – Rua Barbosa de Freitas, s/n – Edificio José Euclides Ferreira Gomes – Anexo 2 da AL