Internos do sistema prisional recebem ações dos “15 Dias de Ativismo Contra a Transfobia”

9 de fevereiro de 2018 - 14:25

Duas unidades prisionais recebem as ações dos “15 Dias de Ativismo contra a Transfobia”, na próxima quinta-feira, dia 15. A ação é realizada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT e teve parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania para contemplar o sistema penitenciário cearense.

A programação englobou o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, e o Dia Estadual de Luta contra a LGBTFobia, comemorado em 15 de fevereiro, e leva momentos de debates e cuidados com a beleza para unidades prisionais que acolhem o público trans.

No dia 15, às 9h, o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) recebe exibição do filme “Olhe pra mim de novo”. O filme conta a história de um homem transexual que batalha para realizar o desejo de ter um filho legítimo com sua esposa, lidando com os desafios de viver à margem da sociedade. Após o filme, será realizada uma roda de conversa sobre o reconhecimento da identidade trans masculina no sistema penitenciário. Às 13h, a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes recebe ação de beleza para as mulheres trans da unidade.

A assessora de cidadania da Sejus, Lucia Bertini, destaca a iniciativa como fundamental para trabalhar o reconhecimento da identidade de gênero no ambiente prisional. “A população carcerária tem sido beneficiada com as atividades desde o início da programação, pois entendemos que é preciso discutir esse assunto em um ambiente excludente como o prisional”, destaca.